Opções Terapêuticas na Incontinência Urinária

O tratamento da incontinência urinária (perda de urina) melhora substancialmente a qualidade de vida do paciente. A seguir as principais opções terapêuticas serão apresentadas.

-Fisioterapia

A fisioterapia do assoalho pélvico (com exercícios, biofeedback, eletroestimulação) visa melhorar a função muscular do assoalho pélvico.  Está indicada nos casos de incontinência leve e moderadas.

-Tratamento Medicamentoso

Indicado nos casos de IU de urgência ou IU mista, com o uso de medicamentos antimuscarínicos que inibem as contrações involuntárias da bexiga. Não há, na atualidade, medicamento eficaz no tratamento da IU de esforço. Entretanto, a Duloxetina (inibidor seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina) tem sido experimentada em alguns países no tratametno da IU de esforço.

-Tratamento Cirúrgico

Revoluciando o tratamamento da IU de esforço, Ulmsten propôs, no final da década de 1990, o uso dos slings sintéticos (faixas de polipropileno), posicionadas sob a uretra média. Atualmente, são a técnica de escolha por seus excelentes resultados e duráveis, além de ser um procedimento rápido e seguro. O acesso cirúrgico é feito via vaginal, podendo o sling ser implantado via retropúbica ou transobturatória. Mais recentemente,o acesso minimamente invasivo é possível através do implante dos mini-sling. A seleção da melhora via e do tipo de sling deve ser feita pelo Urologista de acordo com as características individuais de cada paciente.

E a incontinência urinária nos homens?

Nos casos de IU Masculina, geralmente após tratamento de câncer de próstata (por exemplo, prostatectomia radical), é possível a utilização de slings masculinos ou, em casos mais graves, o implante do esfíncter artificial (dispositivo sintético que simula o esfícnter urinário).

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS