Vasectomia

Vasectomia ou cirurgia contraceptiva masculina é um método de esterilização masculina por cirurgia, realizada através da secção dos ductos deferentes, interrompendo assim a passagem dos espermatozóides para o líquido ejaculado.

Como é feita?

É uma operação feita sob anestesia local, podendo-se utilizar outras formas de anestesia caso sua condição clínica o requeira. É feito um corte no escroto, que é posteriormente costurado e os pontos serão retirados por volta de 10 após.

Até quando manter os cuidados com contracepção após a cirurgia?

O paciente só poderá retomar sua atividade sexual sem qualquer forma de anticoncepção quando o espermograma mostrar ausência de espermatozóides no ejaculado. Isto só ocorre em geral após várias ejaculações para "esvaziar" o trato genital, que está à frente de onde foi feita a secção do ducto deferente. O espermograma será solicitado três meses após a vasectomia, que é o tempo seguro para avaliar o senhor novamente para, só então, libera-lo para relação sexual sem uso de outro método anticoncepcional.

Há possibilidade de falhas?

Apesar da vasectomia ser um método de esterilização permanente, existe uma pequena possibilidade (1 em cada 2000 operações) de ocorrer recanalização espontânea, ou seja, ocorrer a passagem dos espermatozóides de um ductos para outro e voltarem a ser ejaculados e o indivíduo poderá permanecer fértil e ocasionar uma gravidez.

Quais são os riscos envolvidos?

Esta cirurgia não interfere na função sexual nem causa impotência sexual (ou disfunção erétil). Até o momento não se conhece nenhuma doença que ocorra mais freqüentemente em homens vasectomizados.

As complicações, raras, que podem ocorrer são: hematoma (sangramento interno), aparecimento de manchas escuras no escroto e/ou no pênis (equimoses), dor ou infecção.

Há possiblidade de reversão da vasectomia?

Apesar de poder ser tentada a reversão futura desta cirurgia, ou seja, a recanalização do ducto deferente, quanto maior o tempo de interrupção do deferente, menor o índice de sucesso em readquirir fertilidade.

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS